quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dinossauros: Permiano

De 290 milhões à 248 milhões de anos atrás
A geografia global da época indica que o movimento das placas tectônicas tinha produzido o supercontinente conhecido como Pangea (somente Ásia era quebrada ao norte naquele tempo o resto do mundo estava concentrado no Pangea)
O Pangea começava no pólo norte e ia até o pólo sul. A maior parte da superfície da terra foi ocupada por um único oceano conhecido como Panthalassa e um mar menor ao leste de Pangea conhecido como Tethys. Nos eventos geológicos enormes glaciações ao sul pois ainda estava próximo ao pólo no permiano inferior. Orogênese Apalachiana.
Foi o último período da era paleozóica. A separação entre o paleozóico e o mesozóico ocorreu no fim do permiano na grande extinção maciça a maior registrada na história da vida da Terra. A extinção afetou muitos grupos de organismos em ambientes variados, mas afetou as comunidades marinhas com mais intensidade, causando a extinção da maioria dos invertebrados marinhos do paleozóico. Alguns grupos sobreviveram a extinção maciça permiana em números extremamente diminuídos, porem nunca mais alcançaram outra vez o domínio ecológico que tiveram.
Na vida animal extinções em massa, fim dos trilobitas e de várias famílias paleozóicas, dos cotilossauros emergem os terapsídeos. Dos labirintodontes apareceram os ancestrais dos sapos e salamandras. Insetos colonizam os continentes com sucesso. Na terra, uma extinção relativamente menor dos diapsídeos e dos sinapsídeos mudou a maneira de domínio das espécies, dando origem no triássico a idade dos dinossauros. 
Na vida vegetal o surgimento provável das primeiras cicas. Os grandes licopódios, esfenófitas  e samambaias gigantes são comuns no Permiano, mas estas florestas gigantes de pteridofitas deram espaço as florestas de gimnospermas em definitivo. As coníferas primitivas aparecem primeiro no registro fóssil do permiano.  

Grandes animais da época:



Acanthodis                                                         Cacops - Anfíbio
Viveu há 286 milhões de anos atrás                                  Viveu há 270 milhões de anos
                                                                                         atrás no sul dos EUA
     

 
Scutossauro - Anapsídeo                     Moschops - Sinapsídeo Terapsídeo
Viveu há 250 milhões de                                     Viveu há 250 milhões de
anos atrás na Europa                                        anos atrás no Sul da África

     

 
Edafossauro

Réptil si napsida, pelicossauro, viveu há 250 milhões de
anos atrás na América do Norte



Dimetrodon



O Dimetrodon não pode ser considerado como um dinossauro, ele faz parte de um grupo de répteis chamados pelicossauros, que viveram antes dos dinossauros aparecerem na Terra durante o período Permiano há aproximadamente 250 milhões de anos atrás. O Dimetrodon foi um predador que dominou em sua época, provavelmente devido às vantagens que lhe proporcionava o seu grande leque dorsal, que orientado perpendicularmente ao sol devia demorar metade do tempo para se aquecer que outros de seu tamanho sem leque. 

Dados do Pelicossauro:

Nome: Dimetrodon
Época: Permiano, há aproximadamente 250 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 250 quilos
Tamanho: 3 metros de comprimento e 1 de altura
Alimentação: Carnívora

Fonte: http://www.astrodinohomepage.xpg.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário